Análise de percurso e dicas do "Circuito Mulher - Opus" dia 06/03

Essa corrida, que já acontece há alguns anos, é exclusivamente voltada para o público feminino, em comemoração á semana da mulher. Corrida com uma energia fantástica, ambiente leve e bastante acolhedor. Mulheres de todas as idades, enfeitando as ruas dessa capital com a beleza e charme tão presentes nas mulheres goianas. Homens podem até participar, mas não ganham kit exclusivo desta corrida.

As dicas para a corrida como publiquei em posts anteriores, consistem em hidratação adequada antes, durante e após a prova. Alimentação sempre regular. Esta prova conta com dois percursos diferentes (5km e 10km). A largada será ás 07h30 na praça da T-23 do Setor Bueno, no dia 06/03 (Domingo).

Pelos percursos, considero que são distâncias que exigem preparo mínimo, sobretudo na prova de 10km. Para uma prova de 10km, é necessário um melhor condicionamento se não, acreditem, é um suplício danado.

Para aquelas mulheres que desejam participar, mesmo que não estejam em condições ideais, recomendo a prova de 5km para que você sinta a energia, o movimento que acontece ali. Mas não se afobe. Tente fazer um ritmo bacana. Detalhe, nos mapas, as numerações em pequenos balões, representam a distância em milhas e não km. Mas pela análise, você irá saber onde está cada km.

Segue então a primeira análise, do percurso de 5km:



O Trecho passa por várias Avenidas da cidade. O começo parte da Praça da T-23 em direção á Av. 85. Esse primeiro pedaço é tranquilo, pois consiste em um leve declive. Não há dificuldades em se cumprir os primeiros 1,5km. Recomendo que usem esse trecho para adaptação, ganhando ritmo aos poucos, para quando chegar no km2, na Rua 148, você esteja bem acondicionada, aclimatada. Esse trecho tem uma subida mais significativa, se comparada com todo o percurso. Se poupe, mantenha a passada firme. Logo depois há um alívio em que você pode novamente ganhar mais velocidade, na saída da Av. 136 para a Rua 146, mas cuidado, logo depois uma leve subida, na Rua 136, indo para a Rua 137, quando enfim volta na Av. 85. Não diminua muito o ritmo, pois na altura do trecho 3, vem uma das partes mais gostosas da prova, na Av. T-10 quando há uma descida generosa. Embora seja um alívio, cuidado com as costas...! No trecho final, na Av. T-1 em direção a chegada, trecho sem grandes alterações de altimetria. É possível manter a mesma chegada, para uma foto bem bonita, com sorriso estampado e a alma lavada pela conclusão de mais uma prova.
Comece bem, cuidado no km2 que considero a parte mais complicada. O restante administre que na parte final da prova, se você soube controlar bem, é hora de dar aquele sprint final e finalizar bem!

O trecho de 10 km é igualmente prazeroso, mas com trechos exigentes. Se estiver um dia de sol, a prova tende a ganhar uma dificuldade ainda maior. Segue foto do percurso:



Prova de 10km não é brincadeira. Mas com esforço, paciência, treino e tesão, torna-se um percurso tranquilo, gostoso de fazer. Eu particularmente, gosto dessas provas. Distâncias entre 10km e 21km são minhas preferidas, pois são distâncias que cobram mais do nosso esforço e provocam muitas sensações boas ao final. Depois dos 21km, a história é diferente. Prova de 42km exige inúmeros treinos, dedicação, vida regrada e sobretudo, plena consciência que é uma prova extremamente desgastante mas muito recompensadora. Em posts futuros, faremos uma analise mais detalhada desse tipo de prova.

Nessa prova da Opus, os primeiros 2km são os mesmos do percurso de 5km. Começo leve, com trechos de leve descida. Aproveite para começar tranquilo, sem afobação. Tenha consciência que os desafios sempre aparecem na metade final da prova. Comece aumentando o ritmo de forma tranquila, sem preocupar muito com o tempo. No km2 ao km3, que passa pela Avenida Cora Coralina e  rua 87, aproveite para estabilizar o ritmo, sentindo conforto e estabilidade e mantenha. Nada de acelerar, pois logo no km 3,5 aprox. quando se passa pela Praça do Cruzeiro, começa os trechos mais pesados, que passa pela subida da Av. 90. Esse é o pedaço mais exigente pois se trata de começo-meio de prova. Saiba administrar o que você consolidou nos primeiros 3km. É fundamental entender que quanto mais cautela no começo, essa subida da Av. 90 passa tranquilo. Depois de passar esse trecho, há alguns desvios, que leva vocês para a Av. Americano do Brasil. Nesse trecho, há estabilidade de altimetria, sendo tranquilo até o momento em que se chega no km6 que começa uma leve subida, acabando na Av. Cel Eugênio Jardim passando por várias ruas até se chegar na Av. 85 novamente, já tendo percorrido então cerca de 8km. Naturalmente, pelo acúmulo de grandes e pequenas subidas, natural que vá se cansar ainda mais com um pedaço de subida ainda, portanto ao entrar na Av. T-10 começa a parte gostosa do fim, indo para a T-1. Aproveite para se encher de energia e dar aquele up final, aproveitando a empolgação do fim.

Chegue feliz, faça um selfie e viva a vida! Corra sempre!!!

Segue informações gerais e o kit! Parabéns mulheres, aproveitem esse dias de vocês. Mulheres são a razão de um mundo mais sensível, equilibrado e feliz.



Kit muito bacana, que presenteia vocês com qualidade e quantidade de acessórios. Aproveite e desfile por aí! Grande Abraço!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Brasil de Contrastes"

Dicas e Percurso comentado - TRACK E FIELD Goiânia

Meus primeiros 10km