Dicas para a Minimaratona SESC



Oi!!

Alegria sempre? Preparados para um final de semana com alegria e cheiro de asfalto? Nesse final de semana teremos duas corridas dentre os quais a prova Minimaratona – Copa SESC 2016 que tem por objetivo celebrar a 35ª edição da Copa SESC além de promover a qualidade de vida dos empregados do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes e da comunidade em geral através do esporte. Será realizada no dia 19 de junho de 2016, às 8h, na cidade de Goiânia, com qualquer condição climática, nas distâncias de 10km e 5km de Corrida, por pessoas de ambos os sexos devidamente inscritos. 

Eu não estarei presente nesta corrida, pois optei por participar da Corrida dos Romeiros, que trataremos em outro post. Visualizando as informações da corrida do Sesc, não consegui visualizar o mapa de percurso dos 10km. No regulamento também não vi menção sobre. Apenas o mapa de 5km muito bem elaborado, ilustrado. Procurei no regulamento imaginando que seriam duas voltas. Mas não há nada que confirme isso. Penso que o percurso de 10km é outro com base nas corridas que já participei naquela região, mas prefiro não arriscar e colocar um percurso aqui que pode não ser o da prova. Vou dar dicas aqui referente aos 5km, somente.

As corridas do Sesc sempre foram boas, com organização atenciosa a detalhes, percursos bem elaborados. Participei nos últimos anos de várias provas naquela região. Além das organizadas pelo Sesc, participei da última edição da corrida " Largue o cigarro correndo". Todas elogiáveis. Acredito que amanhã não será diferente.

Pessoal, amanhã a corrida terá largada as 8h, horário diferente do habitual. As dicas são sempre as mesmas, cheguem cedo, se hidratem bem antes da prova, refeições leves, boa noite de sono. Nas imediações tem bastante vagas para carros o que nos é favorável. Pelo horário da largada poderemos sofrer um pouco mais de exposição solar. Caprichem nos protetores.

Vamos então visualizar o percurso de 5km:


Km 0 - Km 1: Av. Ismerindo Soares//Al. Luci Rassi//Al. Fleuri Curado: Saindo da largada, iremos contornar o muro do SESC,  seguindo por toda a Al. Luci Rassi. Nesse trecho, como é começo de corrida, recomendo calma, principalmente porque passaremos por ruas em que não há tanto espaço para as pessoas ficarem bem afastadas uma das outras. Há pedaços de subida, que não vale a pena ir acelerando neste momento. Busque encontrar seu ritmo, correndo tranquilamente, e ir buscando seu ideal já no fim desse trecho, na Al. Fleuri Curado, quando chegarem ao lado de um matagal, embora tenha um leve trecho de subida.

Km 1 - Km 2: Av. Ipanema//Av Independência: Nesse trecho, que começa no fim da Al. Fleuri Curado, você entrará na Avenida Ipanema, facilitando para que você saia do bolo de pessoas encontre seu ritmo ideal de prova. Ainda estaremos em pedaço de subida leve, mas nada muito extenuante. Passaremos pela Donna Panificadora e entraremos na Av. Independência. onde teremos trecho estável, bom para desenvolver velocidade.

Km 2 - Km 3: Av. Nadra Bufaiçal//Av. Madri: Nesse percurso, com o corpo já em ritmo de prova, quando pegarmos a rotatória para entrarmos na Av. Madri aproveite e acelere e faça um ganho de velocidade nesse trecho, mas sem exageros. Teremos nessa parte percurso favorável para crescer na prova depois de termos enfrentado vários trechos de aclive, mas cuidado, pois há uma subida complicada no km3.

Km 3 - Km 4: Av. Madri: No início desse trecho vem, na minha opinião o pedaço mais salgado da prova. Há um pedaço de subida que pede cautela. Pedi para construir velocidade no trecho anterior, para compensar essa subida, em que o ideal é tentar manter a pegada firme, sem cair tanto a velocidade. Para os que possuem relógios GPS com visualização de velocidade, imaginem a seguinte lógica: Se meu ritmo de prova é 10km/h, nessa subida, vale manter acima de 8,5km/h. O trecho é todo na Avenida Madri, numa boa reta.

Km 4 - Km5: Av. Lisboa// Rua Sevilha//Rua Taragona//Av. Ipanema: Trecho final de prova que começa após pegarmos a rotatória indo em direção a Av. Lisboa. Se você fez um ritmo tranquilo, com cautela e se guardando bem na subida, proponho aqui o seguinte. Na Av. Lisboa, respire fundo, recupere o fôlego e comece a crescer a velocidade gradativamente na Rua Sevilha e Taragona. Passando essas ruas, entraremos em reta final, com descida leve na Av. Ipanema, que você pode dar tudo de si para uma chegada boa e veloz e sorrir para a foto!

É uma corrida bacana, desafiadora pelo percurso. Para os iniciantes, sugiro muita cautela e Pace médio de 6min30s - 6min40s. Intermediários, na casa dos 6min. Para os avançados, depende muito do objetivo. Mas para garantir pódio, dependendo da faixa etária, o ideal é  correr na casa dos 4min.

O kit será entregue no local da própria corrida, no dia anterior, das 14h ás 19h. Segue foto e maiores informações:

Um grande abraço a todos e excelente corrida! Bora botar fogo nessa canela!! Ser feliz!! Ótimo final de semana!!

Ricardo Carneiro


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Brasil de Contrastes"

Dicas e Percurso comentado - TRACK E FIELD Goiânia

Meus primeiros 10km