Dicas e Percursos comentados da New Balance 2017 - Goiânia




Opa!!!! Todo mundo feliz? Faca nos dentes? Alegria pura? Preparado para fazer mais uma bela corrida?? Sempre com alegria me dirijo a vocês oferecendo dicas e um diálogo sobre a próxima corrida que ocorrerá neste Domingo dia 10/09/2017. Trata-se da Corrida New Balance 15K Series.

No site do evento, anunciam essa corrida como uma possibilidade de quebra de recordes pessoais na distância de 15km por seu percurso rápido e muito bem planejado. Goiânia é uma cidade complicada para se traçar longas distâncias em percursos predominantemente planos (Considerando largada e chegada, sem repetir uma única rua).

Algumas informações preliminares: A corrida acontece neste Domingo dia 10 de Setembro, com largada prevista para as 07h da manhã, no pátio de eventos do Shopping Flamboyant. De acordo com o CPTEC/INPE, será dia de sol e seco. Atenção na hidratação pré, durante e pós prova.




 Goiânia está muito, muito seco, calor e se vocês, residentes em Goiânia, reparam que o céu está pura “fumaça”? Ao me dirigir para o trabalho hoje notei essa região do Flamboyant com um céu com pouquíssima visibilidade. No que tange estrutura do evento, pontos de hidratação, percurso, a prova foi excelente. Esse ano tende a ser ótimo também, considerando a eficácia da Stracks na organização de eventos. Inicialmente a largada estava prevista para as 8h, sendo que houve mudanças e alteraram para as 7h. Realmente 8h da manhã não dá para correr né. ..

As orientações pré-prova são sempre as mesmas que sempre posto por aqui. Caprichar na hidratação, filtro solar, alimentação leve na manhã do evento. O pátio do Flamboyant muito nos ajuda no sentido de permitir um aquecimento com qualidade, uma vez que há bons espaços no local para você fazer seus tradicionais exercícios pré prova e pequenos trotes.

Então vamos conversar sobre os percursos. Coloco primeiro o que fiz, de forma independente, dos 5km. Logo após a discussão dos 15km, coloco o percurso oficial do evento.

 
Observem nesses percursos principalmente a idéia de altimetria durante a prova e os trechos destacados em vermelho. Percebam que é na metade final de prova que há dificuldades. Pessoal, muitos dos corredores de rua conhecem esse percurso. Percebam que várias corridas que tiveram o Pátio de Eventos do Flamboyant como ponto de partida, verá que esse percurso é bastante familiar. Para quem encara esse percurso pela primeira vez, ou está começando a correr, se deliciem. Percurso bacana, bem bolado. Há nesse percurso um misto de alegria e um pouco de dificuldade, rs.

A prova de 5km, neste percurso específico, tem sua dificuldade maior na metade final da prova, onde há trechos com certa dificuldade. É um percurso com uma característica mais desafiadora. Quando relato dessa forma, penso no corredor que está começando e não tem tanta experiência em provas de 5km. Para os que já entendem os 5km e sabem a resposta do corpo frente aos estímulos, se vocês souberem planejar, é possível fazer uma prova rápida, e quem sabe, quebrar recorde pessoal, embora eu não ache esse percurso ideal para esse tipo de meta.

No começo de prova tem uma tendência em achar que está tudo ótimo, tranquilo... Cuidado... a prova começa depois que vocês terminam de passar pela Rua 115.

Vamos então descrever esse percurso:

KM 00-01: Saída do Pátio do Flamboyant, Avenida E, Avenida Deputado Jamel Cecílio: Percurso de descida, favorável. Construa um bom ritmo já nesse começo de prova, mas considerando que houve um bom aquecimento.


KM 01-02: Av. Dep. Jamel Cecílio, Rua 115: Continuamos em descida, favorecendo ritmo de prova. Mas nada de ir afoito. A prova começa mesmo quando entramos na Rua 115.


KM 02-03: Rua 115, Avenida "A": Nesse trecho, começa a ideia de ritmo controlado, coeso. Começamos a sentir uma variação no percurso, onde você sente que já não está tão plano assim. Prudência e manutenção de ritmo.



KM 03-04: Avenida A, Rua 77 e 72: Trecho que começa a endurecer. Temos uma subida considerável nessa Avenida que vai em direção ao Estádio Serra Dourada. Logo depois estamos contornando o Estádio, sempre em subida. Nessa hora, segurar o gás, manter ritmo.



KM 04-05: Avenida "H", em direção ao Flamboyant: Aqui vale a idéia de ir crescendo a cada 100 metros. Sempre fui defensor da idéia de fazer o melhor Pace dos 5km, sempre no último km. Senta o foguete e usa a energia que guardou dos dois primeiros km.
 

Percurso oficial retirado do site do evento:


Vamos então agora conversar sobre os 15km :) Primeiro, os percursos que fiz via www.plotaroute.com


 

No ano passado foi minha prova de 15km mais rápido que fiz. Em termos de altimetria, essa corrida se assemelha muito com os 15km da EM Movimento. Essa corrida da NB se destaca por permitir uma prova até na altura do km 12,5 aproximadamente rápida com alterações discretas na altimetria. O maior problema está no fim da Marginal Botafogo e na saída dela. Eu sofri muito ali no ano passado. O fim de prova é pesado e exaustivo, uma vez que estamos vindo de percurso rápido e de repente vem as dificuldades.

Correr 15km é uma delícia. Mas também, porque quando o sofrimento começa a dar as caras, a corrida termina, rs. Esse percurso é muito bom, mas muito bom mesmo. Praticamente um "retão". Pode cansar um pouco pela monotonia. Mas cuidado, mas muito mesmo. Há muitas armadilhas nessas corridas aparentemente "fáceis". Partimos do seguinte: Começaremos a prova em ritmo bom, descida e entraremos na Marginal ainda na empolgação. Mas começamos esse trecho em leve aclive. A primeira dificuldade aparece naquele viaduto, onde há subida considerável, embora curta. Mesmo vale para o trecho de volta. A corrida quase toda se passa toda na Marginal Botafogo, indo e voltando. Nesse sentido, há uma tendência em afrouxar o ritmo, já que não temos tantos estímulos que ficam sempre nos alertando (subidas/descidas). O corredor experiente, veloz, controla o Pace o tempo todo. Como é trecho reto, praticamente plano, há uma tendência em exageros, perda de ritmo, coisas assim. A regra passa por fazer essa prova concentrado. Numa boa maneira de descrever a Marginal Botafogo, considero ela em ondas, com aclives/declives/planos bem discretos. 
Parto do pressuposto que o atleta que vai correr 15km, tem alguma experiência em corrida de rua pelo menos. Minha sugestão de pace aqui, vale pela prova como um todo. O grande segredo dos 15k está em uma prova equilibrada, com o uso do gás no final ( e vamos usar mesmo! Porque a subida da Jamel Cecílio é fogo!)

Vamos dar uma olhada nas fotos do percurso:
O primeiro km é o mesmo da turma dos 5km. Depois, o que muda está aqui: 
Saída da Av. Dep. Jamel Cecílio, entrando na Marginal Botafogo:

Subida da Ida, no viaduto que cobre a Avenida "A":
Momento do retorno, chegando na Avenida Goiás, lembrando que momentos antes começamos a sentir uma subida que termina aqui:
No mesmo instante, voltamos para a Marginal Botafogo, e pegamos uma descida:
 Já perto do fim da Marginal Botafogo, onde pegamos novamente o mesmo viaduto do começo de prova:
 Saída da Marginal e retorno para a Avenida "Dep. Jamel Cecílio" ( Trecho de subida desgastante) 

Faço esses post sempre com carinho! Espero que tenham gostado. Fiquem a vontade para suas colocações, sugestões, críticas. Desejo a todos uma ótima corrida, com o coração leve e em paz. Fogo nessa canela, muita alegria. Usem filtro solar, bebam muita água!!

Segue foto do kit, que achei TOP! Ainda segue também as informações de entrega dos kits :)

Grande Abraço a todos!!

Professor Ricardo Carneiro
+55 62 996031088
ricardo.aesp@gmail.com






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Brasil de Contrastes"

Dicas e Percurso comentado - TRACK E FIELD Goiânia

Meus primeiros 10km