Meia Maratona Unimed 2017. Dicas e Percursos comentados :)
Opa Opa
Opa!!! Tudo bem com vocês? Alegria para mais uma corrida que vai acontecer?
Estamos
já beirando o fim do ano, mas continuamos premiados com ótimos eventos. Sempre
que alguém me pergunta sobre corridas costumo dizer que eventos com a chancela
da Hanker podem confiar. Há uma equipe que preza por uma organização eficiente,
com cuidado a detalhes. Para ficar ótimo, pensa se vem uma garoa bem fininha,
deixando nosso dia super feliz!!!
Vamos lá
então. O propósito aqui é compartilhar ideias, mostrar o percurso, facilitando
a vida dos atletas. Sempre escrevo preocupado para que vocês gostem e seja uma
leitura agradável, dinâmica. Esta corrida já acontece como parte das comemorações
do Aniversário de Goiânia e nos premia por fornecer os 21km, além das outras
distâncias.
Um aviso
importante quanto ao horário das largadas, de onde extraí essas informações do
regulamento:
LARGADA7h00 -Meia Maratona e 16km (...) Exatamente cinco minutos após a largada
para estas categorias nenhum atleta será autorizado a acessar o funil para
efetuar largada(...)
LARGADA 7h30– 10 km e 05 km (...) Qualquer atleta que largar fora do prazo
estipulado (não passando pelo pórtico de largada) não terá nenhum respaldo da
organização da prova(...)
A largada
acontece no Pátio de Eventos do Flamboyant Shopping, como foi o ano passado. A
prova acontece no dia 22/10, no Domingo. Vamos ver o que a previsão do tempo
nos diz para esse dia?
No
primeiro quadro, informações obtidas pelo CPTEC//INPE:
No
Segundo quadro, informações obtidas pelo
site do Climatempo:
Dá uma
alegria e uma sensação boa ver esses 80% de previsão de chuva, não é? Oremos
que a chuva sai é cedo... porque São Pedro planeja fazer isso a tarde... Mas vale destacar, que estamos em horário de
verão, o que para nós representa tempo favorável para a prática de atividade
física, logo cedo, com tempo fresco. Teoricamente, estamos correndo as 06h da
manhã.
Estamos
em uma época de bastante calor, umidade relativa do ar em níveis alarmantes.
Para a pré-corrida façam opção por alimentos de qualidade, leves e bastante
líquido. Caso faça calor, dependendo do que você comer, há de passar apuros,
sobretudo para a turma dos 21km. Calor ou frio, aquecimento de
qualidade hein. Como postei outras vezes, gosto sempre de trotar
por 10 minutos antes da prova, seguido de exercícios educativos e
alongamentos dinâmicos ( e não aqueles tradicionais, estáticos ). O tempo de
aquecimento sempre varia de um atleta para outro. Mas o que visam performance,
quebra de recordes pessoais o aquecimento deve ser planejado, um pouco mais
longo.
Em
relação aos percursos, quem correu ano passado e diversas outras corridas esse
ano nesta região, tendem a não estranhar o percurso. Como sempre, achei
bastante desafiador, prova que exige inteligência. A prova de 5km e 10km vejo
como moderado. Há desafios e armadilhas ali. Desafio no final e armadilhas no
começo. A prova de 16km e 21km considero bastante desafiadora. São percursos em
que a altimetria oscila bastante, sugerindo uma prova mais pesada.
Quem
correu a New Balance nos 15km não tentem comparar. São provas diferentes.
Essa de Domingo é mais pesada, com maior necessidade de planejamento do atleta
para concluir com facilidade. Em relação a quebra de recordes pessoais depende
muito do dia do atleta. Não é um percurso predominantemente plano.
Vejamos
então o primeiro percurso, com respectiva altimetria:
Como
vocês podem observar é uma prova que começa muito tranquila, de forma rápida.
Portanto, é na metade final que ela se revela. Pessoal afobação nesses
primeiros 2,5km é receita para o fracasso. Entendam seu corpo, seu ritmo. Façam
um aquecimento e saibam que você corre apenas contra si mesmo. Não tente ir na
onda dos outros. Observem, e verão muita gente caminhando quase ser ar depois
do primeiro km. Comece tranquilo, bota o fone de ouvir e deixa rolar :)
KM 00 - 01: Flamboyant - Rua 109 - Avenida Dep. Jamel Cecílio: Esse pedacinho, muita gente
conhece. A idéia aqui é entender o começo de prova, buscar seu cantinho de
forma tranquilo e ter paciência. Logo logo as pessoas começam a dispersar e
cada um pode correr tranquilo no seu cantinho. Nada de querer botar asa no pé,
calma. Se você é da turma dos sub 25 nos 5k, então largue na frente e chegue
cedo, rs.
KM 01 - 02: Av. Deputado Jamel Cecílio: Trecho todo na Avenida. Aqui,
ainda há grupos de pessoas que podem estar ocupando quase todos os espaços, mas
a tendência é ir dispersando um pouco. Nesse km, comecem a estabilizar o ritmo
ideal de prova. Entrar naquilo que deseja manter durante a prova. Mas sempre
com uma ideia de se preservar.
KM 02 - 03: Rua 115 - Avenida A: Nesse trecho, é perceptível que
começamos a sentir um pouco, mas oscila entre pedaços com sensação de
aclive e declive, bem leves. Nesse ponto de prova, considero o trecho de
preparo, para os últimos dois km, que se mostram mais pesados. De um modo
geral, desde o começo de prova até aqui, vale uma ideia de ritmo consistente,
sem exageros. Depois, que é o momento de se esforçar mais e buscar um resultado
satisfatório.
KM 03 - 04: Avenida A - Rua 56: As dificuldades da prova se
revelam aqui, com trechos de subida em que você sente. Por isso, a tão pedida
cautela nos km anteriores. Esse trecho é pesado, de subida persistente, aquela
que passa ao lado do Parque Flamboyant. Não há vida fácil aqui. Aqui, a
idéia e manter o que construiu durante a prova. Caso sintam muito, procurem
correr passadas mais largas, respirando tranquilamente, buscando eficiência na
passada e não passos curtos para andar mais rápido. O corredor que treina a
técnica correta, sabe que nesses momentos, uma passada de qualidade, com
hidratação adequada, respiração tranquila, fazem toda a diferença.
KM 04 - 05: Rua 14 - Avenida H: Nesse último km, continuamos em
subida até entrarmos na Avenida H. No momento em que entrarem na Avenida H,
esqueçam a dor, o cansaço e senta fogo nessa perna. Aqui vale até grito! Se
esforce, ganhe ritmo e vá correndo cada vez mais rápido. Depois que passar o
túnel, vire foguete!
Vamos
então, observar agora o percurso de 10km, com sua respectiva altimetria:
A prova
de 10km, segue a mesma linha do 5km, deixando para o fim os trechos mais
pesados de prova. Mas observem com atenção que entre o km 01 - 03, há ganho de
elevação, se caracterizando na primeira grande dificuldade de prova. Prova de
10km sempre pede cautela. Para os que vão estrear nesta distância, se preocupem
em terminar bem, fazendo um ritmo estável durante a prova. Para os mais
experientes, vale a pena planejar a prova em três momentos, conforme o desenho
da altimetria.
Os dois
primeiros km são comuns a todas as distâncias. A única diferença é que a
galera dos 16km e 21km já largaram. Enquanto a turma dos 5km vira na 115,
seguimos adiante.
KM 02 - 03: Av. Dep. Jamel Cecílio - Av. 136: Nesse momento, pensamos o
que estamos fazendo aqui, rs. Primeiro grande desafio de prova. Trecho todo em
subida, pesada. Da mesma forma que citei anteriormente, atenção na técnica, nos
detalhes. Faça com tranquilidade. Depois, há trechos ótimos. Por isso, calma,
respire e enfrente essa subida com fogo no coração e serenidade de um corredor.
KM 03 - 04: Rua 146 - Rua 141 - Avenida 85: Nesse trecho, começa a parte
rápida da prova. O momento é de se recuperar, estabilizar a frequência
cardíaca, frente ao desgaste que acabamos de ter. Começamos aqui, as descidas.
Como disse, o momento é de recuperação e começar a buscar ritmo de prova, nada
de acelerar aqui.
KM 04 - 05: Avenida 85: Como disse no começo, planejem a prova em três
momentos. O segundo momento começou no km anterior com descida. A ideia aqui é
chegar perto do seu máximo, mas com cautela. Aproveite para dar aquela boa esticada,
mas consciente que ainda estamos em meio de prova.
KM 05 - 06: Av.85 - Praça Cívica: Continue desenvolvendo ritmo
conciso, coerente, com pegada. Mas sem exagero. Ainda estamos em um bom momento
de prova, com descida favorável.
KM 05 - 06: Rua 83 - Rua 115: Ainda estamos em trechos favoráveis. O momento
agora é de continuar dando uma esticada, mas ciente que depois desse trecho,
começa a terceira parte da prova, onde voltamos a ter dificuldades.
KM 06 - 07: Rua 115 - Av. A: Nesse momento, começamos a sentir que os trechos
não mais em declive, portanto neste pedaço a ideia para por estabilização de
ritmo, mas sem acelerar. Manter pegada, digamos assim. Depois, entramos na
mesma rota da turma dos 5k, quando entramos na Avenida A. A ideia de fazer os
últimos 3k é a mesma que coloquei nos 5k. Segurando bem, com técnica, depois,
senta o foguete.
Vamos agora falar sobre o percurso de 16km. Ano passado eu fiz esse percurso e adorei. Achei uma prova muito bem equilibrada e que permite ser uma prova rápida também. Super recomendo essa distância para aqueles que ainda não querem correr 21km, mas fazem provas de 10km com relativa tranquilidade. Vamos então dar uma olhada no percurso:
Altimetria direto pelo Plotaroute:
Esse percurso
lembra um pouco o feito na corrida da Track & Field no ano de 2015 e o do
Circuito Caixa esse ano. Se comparado com a New Balance ou da Maratona EM Movimento, essa tende a ser um meio termo.
Provas assim requer consciência de que o que vale é ritmo constante do começo
ao fim. Os 5k e 10k permitem ganhos de velocidade, se desgastar mais em
determinados trechos. Prova de 15k pode ser rápida, mas de forma coerente e
estável. Não vale a pena se estourar em trechos rápidos, como a
partir do km 6, onde temos recuperação e trechos em com declives presentes.
Vamos lá
então:
KM 00 - 01: Flamboyant - Avenida H: Aqui começamos a prova em ritmo
tranquilo, com leve subida, onde atravessaremos Av. Dep. Jamel Cecílio, passando
pelo Parque Flamboyant e indo em direção ao Estádio Serra Dourada. Use esse
trecho para se aclimatar, entrar na prova.
KM 01 - 02: Rua 72 - Contorno Estádio Serra Dourada: Trecho que passa rente ao
Estádio. Nesse momento, começamos a entrar em trechos com subidas não muito
elevadas, mas persistentes. Da mesma forma que o primeiro km, finalize sua
adaptação na prova nesse momento e vá ganhando corpo para estabelecer um ritmo
coeso por toda a prova.
KM 02 - 03: Contorno Serra Dourada - Av. Olinda - Avenida do Cerrado: Aqui nesse trecho, permanece
basicamente plano, ideal para consolidar o ritmo de prova. É aquelas que
passamos por debaixo do viaduto da Br-153 e vamos em direção ao Paço Municipal.
KM 03 - 04: Av. do Cerrado - Paço Municipal: Quando entramos no Paço
municipal, há um trecho bom, plano, para buscar fôlego e dar uma esticadinha
tranquila, sem exageros.
KM 04 - 05: Paço Municipal - Av. do Cerrado: Saímos do Contorno do Paço, há
uma subidinha ali, cuidado, mas é bem curta. Depois faremos aquele trecho
que fizemos na corrida do Circuito Caixa. Trecho bom, mas não permite tanto
ganho de ritmo não.
KM 05 - 06: Avenida PL 2: Essa Avenida é aquela que vai em direção ao
Alphaville, passa ao lado do EuroPark, onde tivemos a Invictus (Prova
memorável). Nesse trecho, embora tenhamos a sensação de plano, há um aclive bem
discreto.
KM 06 - 07: Rua Pl 4 - Av. Olinda: Nesse momento, começa uma parte
da corrida em que há tendência de melhora de rendimento, gerando conforto para
o corredor. Assim que entramos na rua paralela ao muro do Alphaville, há
descida. Até antes desse trecho, a prova teve um momento. De cautela, de ritmo
conservador. Nesse momento, podemos pensar em um ritmo melhor sempre se
cuidando. A tendência é neste ponto a prova ser mais rápida, até o km 13. Nesse
trecho, estamos voltando sentido Serra Dourada, passando novamente pelo viaduto
da BR-153.
KM 07 - 09: Avenida Olinda - Contorno do Estádio Serra Dourada - Avenida
H: Nesse
momento, estamos fazendo o caminho de volta para o Flamboyant, passando nas
mesmas ruas dos km iniciais. Do momento em que você passa pelo viaduto e volta
para o Flamboyant é da forma como coloquei. Trechos bons, rápidos, ideais para
entrar no ritmo de prova e manter-se firme.
KM 9,5 - 11: Contorno do Flamboyant Shopping: Esse ponto merece destaque, pois
se trata de um momento chave, em que muitos estão se sentindo bem e confortáveis
sabendo que nos km posteriores, teremos descida generosa na Av. Dep Jamel
Cecílio. Mas não queime seus cartuchos aqui. Você já concluiu 2/3 da prova aqui
e não vai parar aqui né? rs...
KM 11 - 16: Esse trecho é o mesmo da turma dos 5km. Vejam no inicio, para
entenderem como é. Minha sugestão permanece com a ideia de manter ritmo bom,
sem forçar muito, mas na descida da Jamel Cecílio, podem esticar um pouco. Se
guarde na Rua 115 e faça os últimos dois km de prova usando o gás extra e
mantendo o Pace que construiu ao longo da prova. Para isso, se faz necessário a
construção de um bom ritmo desde os 6km de prova e manter a ideia. Nada de
Sprint, forçar na descida. Deixe esse momento para a subida no fim de prova.
Assim você mantem um bom ritmo e termina a prova sem os prejuízos da perda
de velocidade na subida.
Vamos
então ver o percurso de 21km:
O
percurso de 21km é um mescla do percurso de 10km com o de 16km, como vocês
podem observar nas fotos ilustrativas acima. Vendo a análise que fiz nos 10 km
e nos 16km, para os 21km penso o seguinte: Nos primeiros 10km, temos dois
momentos. De trecho mais sentido nos primeiros 5km e trecho mais leve
nos outros 5km. Nesse momento, tal qual sugeri para os 16km, entenda que é
necessário construção de ritmo coeso, eficiente. Prova de 21km requer
inteligência para entender que o corpo exigirá de você muito mais a partir dos
10km.
Na
Maratona, tem um termo, "Splint Negativo" que parte do pressuposto do
atleta fazer a metade final da prova mais rápido que a metade inicial. Para
esses 21k sugiro o mesmo. Os 10km finais, embora com a subida da Av. 136,
permite uma prova mais rápida no fim, pois teremos trechos favoráveis como a
descida da Jamel Cecílio e Av. 85.
Resumindo:
1°s 5km: Vá entrando na prova aos poucos, construindo seu ritmo de forma
gradual. Se o pace médio desejado para a prova é de 5min por exemplo, faça
nesses 5 primeiros km algo em volta de 5min30.
KM 05 -10: Entre no ritmo ideal de prova, sem se deixar enganar pelos trechos
fáceis. Se permita pequenos aumentos de velocidade, mas de forma consciente,
que ainda irão faltar outros 10km e há trechos complicados de subida depois.
KM 10 - 15: Se permita ir mais rápido, dentro do Pace médio pretendido. Caso você
se sinta bem, aproveite os trechos de descida. Se não, mantenha prova coesa e
segura. Pois no km 12,5 até o km 14 são trechos mais duros (Subida da 136-
Jamel Cecílio).
Últimos 6km: Depois de enfrentar a subida, se recupere na descida da Av. 85, mas
segure um pouco a onda. Deixe para aumentar gradativamente a velocidade e usar
tudo o que poupou assim que entrar na Rua 56, aquela em direção ao Parque
Flamboyant. Embora seja um trecho pesado, se você soube administrar bem, use
todo o seu gás aqui.
Para os
que irão correr essa distância a primeira vez, entendam que você é quem faz o
ritmo. Não tentem acompanhar os outros. Essa distância requer paciência,
planejamento. Se preocupem apenas em terminar bem. O tempo acaba não importando
tanto, frente o desafio que é concluir os 21km.
Para os
avançados, sentem o foguete. Embora tenham algumas subidas chatas, dá para
fazer uma prova rápida.
Espero
que tenham gostado e que eu possa ter colaborado com vocês para realizarem uma
prova tranquila, sem surpresas. Vamos todos colorir essa cidade com nossos
risos e energia positiva! E, como de costume, foto do kit e informações de
entrega:
Essa postagem foi uma atualização da que fiz no ano passado. Espero que tenham gostado :) :)
Grande Abraço a todos e ótima corrida!!
Professor
Ricardo Carneiro Rocha
WhatsApp:
62 99603 1088
ricardo.aesp@gmail.com
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